quarta-feira, 21 de abril de 2010

Às Musas

A palavra grega para "musa", na verdade, é de fato muito parecida com a nossa versão em português: μοῦσα (pronuncia-se 'mussa'). Essa palavra, que hoje tem um significado até um pouco parecido com o que era na antiguidade clássica, gera inúmeras outras ideias, e a raiz da formação de tal verbete vem de ideias até mais impressionantes. Hoje nós temos musas diferentes das musas dos gregos; enquanto eles tinham Calíope, a musa do épico, Tália, a musa da comédia, nós temos Nana Gouvêa, a Musa do Verão, e Wanessa Mattos, a Musa do Brasileirão; cada qual com um valor para sua época.

Mas o que pouca gente raciocina, na verdade, é que a palavra μοῦσα gera a palavra μουσική (pronunciada mussiké), que, traduzindo para o bom português, significa 'música' ! A música, ora, como diz o nome é a arte das musas, aquilo que nos é inspirado pelas ninfas, mais precisamente pela musa Euterpe (geralmente vista com um tipo de uma flauta chamada 'aulos'). Mais fundo ainda num estudo etimológico você pode achar que essa raiz, que gera 'musa' e 'música', é dada como *men-. Ora, mas e daí?

Essa raiz carrega o significado, no indo-europeu, de 'mente', 'pensamento' e, mais bonito ainda, de 'memória'. Essa é a raiz, que além de dar origem a essas três palavras, ainda gera a palavra μανθανω (pronunciada mantháno) que significa 'aprender' em grego. Inicialmente a ideia de música, de inspiração eram a mesma, e hoje, de um jeito ou de outro, as musas e a música ainda guardam na memória muitas coisas.

Belo, não?

4 comentários:

  1. Um blog intelectual de curiosidades, ou saberes, na área de letras (literatura e linguística). Excelente idéia.

    .Só passando pra avisar que eu sempre leio os blogs de interesse, embora raras as vezes eu picho seu mural.

    Abraço, e não vá abandonar isso aqui não, heim!!

    ResponderExcluir
  2. - Hey, eeu sei que pode ser por escolha mesmo, mas é possível e de forma bem fácil, alterar, com templetes prontos, radicalmente a cara do seu blog... #sóavisando!

    ResponderExcluir
  3. Muito belo mesmo! E muito interessante a ideia do blog, Gui! =)

    ResponderExcluir
  4. É muito seu falar "Belo, não?" depois da explanação de algo geralmente relacionado com palavras vindas do grego... ;)

    ResponderExcluir